Procurar
Procurar pneus Dealer Finder

Notícias

Vitória da classe no Dakar 2025

21 de janeiro de 2025

A Team Land Cruiser Toyota Auto Body (TLC) patrocinada pela Toyo Tires, venceu a categoria de veículos de série no Dakar 2025. A TLC, uma equipa de rally da Toyota Auto Body Co., Ltd., venceu a classe de produção pela 12.ª vez consecutiva.

A equipa participou no Rally Dakar 2025, que se realizou de 3 a 17 de janeiro na Arábia Saudita, num Toyota Land Cruiser GR300 SPORT equipado com pneus Open Country M/TR da Toyo Tires. Parte da gama de pneus para SUVs e pick-ups, os pneus Open Country foram fabricados com materiais sustentáveis.

O Land Cruiser 300 GR SPORT de Miura A Team Land Cruiser Toyota Auto Body celebra 12 vitórias consecutivas

Apoiando-se na tecnologia e experiência obtidas nas corridas de rally off-road em que participaram com a TLC, a Toyo Tires desenvolveu e forneceu os pneus Open Country M/TR (especificação Rally Dakar 2025) para os dois Land Cruiser 300 GR SPORT da equipa. Este produto melhora o desempenho de condução em superfícies de estradas irregulares, tais como áreas rochosas e desertos, usando também materiais sustentáveis em 55% do seu peso total, reduzindo o seu impacto ambiental.

O percurso da edição deste ano do Rally Dakar começou em Bisha, no sudoeste da Arábia Saudita, e terminou em Shubaytah, no leste. A corrida é constituída por um total de 12 etapas especiais (secções da competição) com troços de ligação entre si. Os participantes têm de percorrer uma distância total de aproximadamente 7400 quilómetros, incluindo fases com grandes declives e dunas, que desgastam bastante os veículos e os pneus. Contudo, o elevado desempenho off-road dos pneus Open Country M/TR permitiu que os pilotos dos dois veículos TLC concluíssem o percurso.

Akira Miura, com o seu copiloto, Jean Michel Polata, conquistou o primeiro lugar na categoria de produção, dando à TLC a sua 12.ª vitória consecutiva na classe. Os colegas de equipa Ronald Basso e Jean Pierre Garcin, também concluíram o desafiante percurso, ficando em segundo lugar na classe.

■ Comentário de Akira Miura
- Dizia-se que esta prova era a mais exigente da história do Rally até ao momento e acabou por ser tão difícil como se dizia. Houve momentos em que me passou pela cabeça que seria impossível terminar a corrida com um carro de produção, mas os pneus Open Country acabaram por conseguir impulsionar o carro até ao fim. Este pneu não só proporciona desempenho, como também integra o veículo com os sentidos do condutor, o que me deu força para acreditar no Land Cruiser e me permitiu ambicionar a chegada à meta. Sinto-me muito grato pelo apoio dos fãs do Open Country e de todas as pessoas envolvidas na produção de pneus.

■Comentário de Yuji Kakutani (Diretor da TLC)
- A competição deste ano revelou-se muito difícil. Na primeira metade da competição, enfrentámos etapas com pedregulhos do tamanho de mós e rochas afiadas escondidas sob a areia e, na segunda metade, tivemos de ultrapassar uma das maiores dunas de areia do mundo, que se ergue como uma muralha com 15 km de largura. Acredito que conseguimos ultrapassar condições tão adversas graças à calma da equipa e ao importante contributo dos pneus Open Country. Como resultado, conseguimos alcançar dois lugares na categoria de carros de produção e a nossa 12.ª vitória consecutiva. Tudo isto graças à capacidade coletiva da equipa e ao apoio de todos. Muito obrigado.

A Toyo Tires está a melhorar o desempenho dos pneus para SUVs, aplicando a experiência adquirida em corridas todo-o-terreno realizadas em ambientes adversos, ao desenvolvimento de produtos. Além disso, de forma a contribuir para a realização de uma sociedade de mobilidade de próxima geração, a Toyo Tires está a esforçar-se para desenvolver produtos e materiais, reforçar tecnologias, estabelecer tecnologias de reciclagem de produtos e matérias-primas e desenvolver materiais alternativos às substâncias nocivas para o ambiente.

■OPEN COUNTRY M/TR (especificação Rally Dakar 2025)

Este produto é uma versão melhorada dos Open Country M/TR para o Land Cruiser 300 GR SPORT, o veículo com o qual a TLC competiu no Rally Dakar 2025, melhorando a sua manobrabilidade, resistência ao desgaste e durabilidade em pisos irregulares, tais como áreas rochosas e desertos.

Além disso, 55% do peso total do produto é composto por materiais sustentáveis.

Tal como nos produtos convencionais, este pneu utiliza borracha de butadieno e borracha de estireno-butadieno derivadas de biomassa *1, sílica de cinza de casca de arroz, óleo derivado de plantas, fibra de poliéster de origem biológica e cabos de aço reciclado. Para além de utilizar carvão vegetal reciclado extraído de resíduos de pneus, a especificação Rally Dakar 2025 também utiliza carvão vegetal derivado de óleo de pirólise.
*1: Derivado de materiais renováveis, como plantas
 

Últimas notícias