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Conceito da tecnologia de deteção do pneu da Toyo Tire
23 de abril de 2020
A Toyo Tire Corporation (sede: cidade de Itami, prefeitura de Hyogo; Presidente e Diretor Executivo: Takashi Shimizu; doravante “Toyo Tire”) anunciou que desenvolveu uma tecnologia de deteção para os pneus, que apresenta o desempenho do pneu durante a condução em tempo real, utilizando a IA e tecnologias digitais para detetar informações sobre o estado dos pneus, incluindo o desgaste, a carga e as condições da estrada, que se alteram devido à meteorologia e outros fatores.
A sociedade da mobilidade está perante uma era de CASE1, e os pneus automóveis terão de assumir funções de comunicação e informação mais inteligentes, proporcionar precisão melhorada e gestão de operações para o controlo do veículo, e fornecer informações para apoiar a manutenção. Para criar a tecnologia essencial que permita alcançar isto, a Toyo Tire está a trabalhar num conceito para criar um novo valor acrescentado através do desenvolvimento de tecnologia de deteção avançada. Os pneus são a única parte de um automóvel que está em contacto com a superfície da estrada. Por isso, a Toyo Tire considerou que seria útil recolher vários dados através dos pneus utilizando-os como um dispositivo para essa função.
1CASE é um acrónimo de Connected/Autonomous/Shared & Service/Electric (Ligado/Autónomo/Partilhado e Serviço/Elétrico). Este acrónimo reflete as quatro principais tendências que personificam o estado das mudanças na sociedade automóvel.
A Toyo Tire desenvolveu uma tecnologia de deteção através da qual são ligados sensores aos pneus para detetar as condições da estrada e o estado dos pneus durante a condução. Esta tecnologia prevê o limite para o desempenho do pneu (aderência) através de um processamento aritmético sofisticado de um conjunto de informações adquiridas. Assim, esta tecnologia irá possibilitar a deteção e a visualização de dados para verificar se o âmbito do desempenho e a força do pneu2 exercida durante a condução se encontram no nível correto para lidar com as condições reais da estrada em que o veículo de encontra.
2Desempenho real do pneu (designação exclusiva da Toyo Tire) estimado com base na introdução de dados sobre a pressão do ar, temperatura, deteção da superfície da estrada, carga, desgaste por fricção e irregularidade, com origem nos pneus do automóvel.
Desta forma, a tecnologia permite que os pneus funcionem como um dispositivo de aquisição de informações, utiliza os dados obtidos e deteta o limite de desempenho do pneu, assim como o desempenho atual em tempo real para veículos individuais. Potencialmente, esta tecnologia pode ser ligada ao veículo, contribuindo para obter suporte e estabilidade de cruzeiro de maior precisão para evitar os perigos da estrada. A Toyo Tire pretende avançar para a inovação aberta para integrar esta tecnologia de deteção do pneu com várias tecnologias de deteção externa, entre outras, para contribuir para progressos adicionais na mobilidade.
Tecnologia para deteção da força do pneu
O conceito da tecnologia de deteção do pneu da Toyo Tires é servir como uma tecnologia de base que contribui para uma condução com maior precisão, incluindo segurança, com os pneus a funcionar como um dispositivo de aquisição de informações. Além disto, a nossa tecnologia também informa sobre o "desempenho necessário dos pneus para lidar com as condições da superfície da estrada durante a condução" e o "desempenho real efetivo durante a condução" com base nas informações detetadas. Este desempenho do pneu pode ser calculado definindo um modelo de estimativa de força do pneu que aproxime o resultado na forma de força do pneu através da introdução no modelo das informações obtidas dos sensores ligados aos pneus. A empresa pretende ligar esta tecnologia ao veículo combinando o modelo de estimativa da força do pneu com outros dispositivos no veículo. Este modelo de estimativa da força do pneu é desenvolvido utilizando análises de dados e a IA, sendo similar às tecnologias que reconhecem, processam e reagem às vozes ou imagens, incluindo os smartphones. Foi criada em parceria com o SAS Institute Japan³.
³Empresa líder em analítica para implementar a introdução de soluções de IoT sofisticadas e utilizar a tecnologia de IA num vasto conjunto de indústrias através de softwares e serviços inovadores (https://www.sas.com/ja_jp/home.html)
Modelo de estimativa da força do pneu
Para desenvolvermos o modelo de estimativa da força do pneu, que utiliza análise de dados e IA, utilizámos dados de aprendizagem obtidos através da sincronização dos sensores dos pneus com vários dispositivos de medição ligados ao veículo e aos seus pneus/rodas. Depois de termos obtido o POC (prova de conceito), confirmámos as possibilidades deste modelo, recolhemos os dados de aprendizagem definidos sob várias condições, repetimos o processo de tentativa e erro nos métodos de aprendizagem e continuámos o desenvolvimento.
Atualmente, utilizamos com sucesso este modelo para estimar e detetar a força do pneu na nossa pista de testes. A Toyo Tire está atualmente a recolher dados da força do pneu em tempo real utilizando sensores montados em veículos em circulação nas estradas públicas. A concretização desta tecnologia não só contribuirá para a proteção e a segurança da mobilidade, como também poderá expandir o potencial para criar valor acrescentado novo detetando como os pneus são utilizados. O objetivo da empresa não é apenas obter dados utilizando os sensores. Como fabricante de pneus, a Toyo Tires pretende promover a segurança e a proteção da mobilidade com a sua tecnologia de deteção do desempenho do pneu — o conceito de tecnologia de deteção da empresa —, ao mesmo tempo que está a alargar as suas possibilidades como um novo modelo de negócio.
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