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Desenvolvimento da simulação em tempo real
23 de abril de 2020
A Toyo Tire Corporation (sede: cidade de Itami, prefeitura de Hyogo; Presidente e Diretor Executivo: Takashi Shimizu, doravante "Toyo Tire") anuncia que desenvolveu tecnologia de simulação em tempo real e de previsão de neve utilizando o processo de desenvolvimento de pneus de automóvel T-MODE, que integra a CAE1 e a IA.
1CAE: Computer Aided Engineering (Engenharia Assistida por Computador)
Tecnologia de simulação em tempo real que utiliza machine learning
Em 2000, a Toyo Tire criou a versão original do T-mode, uma plataforma de desenvolvimento de pneus de automóvel. Em julho de 2019, a empresa anunciou uma versão avançada e sistematizada, o T-MODE, um processo de desenvolvimento de pneus de automóvel atualizado. No processo de desenvolvimento convencional, as especificações do desenho são introduzidas e é executada uma simulação. As especificações do desenho são revistas e o processo de simulação é executado repetidamente até os valores do desempenho calculados alcançarem o desempenho visado. Quantas mais vezes este processo tiver de ser executado, maior será a duração total do processo. A Toyo Tire conseguiu integrar com sucesso no T-MODE vários dados acumulados das simulações efetuadas até ao momento utilizando o PSGD². Ao utilizar estes dados e introduzindo as especificações do desenho no sistema, conseguimos também prever imediatamente os valores do desempenho do pneu através da IA. Isto permitiu à Toyo Tire criar a notável tecnologia de simulação em tempo real. Para a criação desta tecnologia, a Toyo Tire também levou a cabo investigação em colaboração com a Universidade de Osaka3. Foi elaborado um diagrama hierárquico que discrimina as especificações do desenho do pneu e o desempenho do mesmo de acordo com os conceitos da engenharia de projeto. Com base nisto, a empresa conseguiu visualizar a relação entre as especificações do desenho do pneu e o desempenho do mesmo através da utilização de metodologias da ciência de dados. Considerando esta associação, foi implementada machine learning com base nos dados da simulação. Isto, por seu lado, possibilitou a execução de cálculos num curto espaço de tempo e a realização de previsões de precisão.
²PDGD: sigla de Processo de Simulação e Gestão de Dados. É um sistema de infraestrutura que gere a nível central vários dados e partilha processos padronizados.
³Universidade de Osaka, Faculdade de Engenharia, Departamento de Engenharia Mecânica, investigação conjunta com o professor associado Shintaro Yamasaki, o professor assistente Kentaro Yaji, e o professor Kikuo Fujita.
Especificações do desenho do pneu e estrutura hierárquica do desempenho (diagrama conceptual)
Comparação da resistência ao rolamento entre os valores previstos e reais4
4Depois da introdução das especificações do desenho, foi realizada uma comparação entre os valores previstos calculados em tempo real (eixo horizontal) e os valores reais derivados das simulações (eixo vertical).
Tecnologia de previsão de neve
A Toyo Tire já tinha desenvolvido anteriormente um método para prever o desempenho da tração em neve de um pneu em tipos específicos de qualidade de neve (neve recente e parcialmente derretida). No entanto, ao utilizar a recentemente desenvolvida tecnologia da plataforma de simulação do T-MODE, é agora possível prever com elevado nível de precisão o desempenho da tração em neve de um pneu no ambiente real no qual vai ser utilizado. Para medir a força de resistência ao cisalhamento5 da neve nas condições reais de utilização, a Toyo Tire uniu sinergias com a Universidade de Tóquio para as Ciências e Tecnologias Marinhas, a Universidade de Nagaoka para a Tecnologia e o Instituto Nacional de Tecnologia, Colégio de Nagano6. O desenvolvimento conjunto incidiu sobre o método de medição e a execução da mesma. Isto facilitou os testes realizados com um sistema de análise experimental para as características de cisalhamento anular para medir a força de cisalhamento exercida entre a borracha do pneu e a neve natural, considerando a carga e os fatores da velocidade durante a condução e a travagem. Devido a isto, a Toyo Tire conseguiu visualizar a deformação no bloco durante a condução e a travagem nos vários ambientes em que os pneus são utilizados. Isto permite uma avaliação correta sobre os padrões de piso que se adequam ao ambiente onde os pneus serão utilizados. A nova tecnologia de previsão de neve será utilizada para desenvolver novos produtos.
5Força de resistência ao cisalhamento: O pneu, que tem blocos grandes e rasgos profundos na área de contacto no solo, pressiona a neve que cria resistência quando o pneu penetra na direção da área de contacto.
6Investigação conjunta com Toshikazu Fujino, professor associado na Universidade de Tóquio para as Ciências e Tecnologias Marinhas, Masajiro Abe, professor na Universidade de Nagaoka para a Tecnologia, e Kenji Yanagisawa, professor associado no Instituto Nacional de Tecnologia, Colégio de Nagano.
Análise da tração
Deformação das lamelas quando é aplicada tração
A Toyo Tires pretende estar atenta e analisar as tendências do mercado em mudança constante para desenvolver produtos que se diferenciam dos da concorrência utilizando o T-MODE melhorado ao mesmo tempo que alavanca os seus recursos exclusivos.
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