Notícias
Desenvolvimento da simulação em tempo real
23 de abril de 2020
A Toyo Tire Corporation (sede: cidade de Itami, prefeitura de Hyogo; Presidente e Diretor Executivo: Takashi Shimizu, doravante "Toyo Tire") anuncia que desenvolveu tecnologia de simulação em tempo real e de previsão de neve utilizando o processo de desenvolvimento de pneus de automóvel T-MODE, que integra a CAE1 e a IA.
1CAE: Computer Aided Engineering (Engenharia Assistida por Computador)
Tecnologia de simulação em tempo real que utiliza machine learning
Em 2000, a Toyo Tire criou a versão original do T-mode, uma plataforma de desenvolvimento de pneus de automóvel. Em julho de 2019, a empresa anunciou uma versão avançada e sistematizada, o T-MODE, um processo de desenvolvimento de pneus de automóvel atualizado. No processo de desenvolvimento convencional, as especificações do desenho são introduzidas e é executada uma simulação. As especificações do desenho são revistas e o processo de simulação é executado repetidamente até os valores do desempenho calculados alcançarem o desempenho visado. Quantas mais vezes este processo tiver de ser executado, maior será a duração total do processo. A Toyo Tire conseguiu integrar com sucesso no T-MODE vários dados acumulados das simulações efetuadas até ao momento utilizando o PSGD². Ao utilizar estes dados e introduzindo as especificações do desenho no sistema, conseguimos também prever imediatamente os valores do desempenho do pneu através da IA. Isto permitiu à Toyo Tire criar a notável tecnologia de simulação em tempo real. Para a criação desta tecnologia, a Toyo Tire também levou a cabo investigação em colaboração com a Universidade de Osaka3. Foi elaborado um diagrama hierárquico que discrimina as especificações do desenho do pneu e o desempenho do mesmo de acordo com os conceitos da engenharia de projeto. Com base nisto, a empresa conseguiu visualizar a relação entre as especificações do desenho do pneu e o desempenho do mesmo através da utilização de metodologias da ciência de dados. Considerando esta associação, foi implementada machine learning com base nos dados da simulação. Isto, por seu lado, possibilitou a execução de cálculos num curto espaço de tempo e a realização de previsões de precisão.
²PDGD: sigla de Processo de Simulação e Gestão de Dados. É um sistema de infraestrutura que gere a nível central vários dados e partilha processos padronizados.
³Universidade de Osaka, Faculdade de Engenharia, Departamento de Engenharia Mecânica, investigação conjunta com o professor associado Shintaro Yamasaki, o professor assistente Kentaro Yaji, e o professor Kikuo Fujita.
Especificações do desenho do pneu e estrutura hierárquica do desempenho (diagrama conceptual)
Comparação da resistência ao rolamento entre os valores previstos e reais4
4Depois da introdução das especificações do desenho, foi realizada uma comparação entre os valores previstos calculados em tempo real (eixo horizontal) e os valores reais derivados das simulações (eixo vertical).
Tecnologia de previsão de neve
A Toyo Tire já tinha desenvolvido anteriormente um método para prever o desempenho da tração em neve de um pneu em tipos específicos de qualidade de neve (neve recente e parcialmente derretida). No entanto, ao utilizar a recentemente desenvolvida tecnologia da plataforma de simulação do T-MODE, é agora possível prever com elevado nível de precisão o desempenho da tração em neve de um pneu no ambiente real no qual vai ser utilizado. Para medir a força de resistência ao cisalhamento5 da neve nas condições reais de utilização, a Toyo Tire uniu sinergias com a Universidade de Tóquio para as Ciências e Tecnologias Marinhas, a Universidade de Nagaoka para a Tecnologia e o Instituto Nacional de Tecnologia, Colégio de Nagano6. O desenvolvimento conjunto incidiu sobre o método de medição e a execução da mesma. Isto facilitou os testes realizados com um sistema de análise experimental para as características de cisalhamento anular para medir a força de cisalhamento exercida entre a borracha do pneu e a neve natural, considerando a carga e os fatores da velocidade durante a condução e a travagem. Devido a isto, a Toyo Tire conseguiu visualizar a deformação no bloco durante a condução e a travagem nos vários ambientes em que os pneus são utilizados. Isto permite uma avaliação correta sobre os padrões de piso que se adequam ao ambiente onde os pneus serão utilizados. A nova tecnologia de previsão de neve será utilizada para desenvolver novos produtos.
5Força de resistência ao cisalhamento: O pneu, que tem blocos grandes e rasgos profundos na área de contacto no solo, pressiona a neve que cria resistência quando o pneu penetra na direção da área de contacto.
6Investigação conjunta com Toshikazu Fujino, professor associado na Universidade de Tóquio para as Ciências e Tecnologias Marinhas, Masajiro Abe, professor na Universidade de Nagaoka para a Tecnologia, e Kenji Yanagisawa, professor associado no Instituto Nacional de Tecnologia, Colégio de Nagano.
Análise da tração
Deformação das lamelas quando é aplicada tração
A Toyo Tires pretende estar atenta e analisar as tendências do mercado em mudança constante para desenvolver produtos que se diferenciam dos da concorrência utilizando o T-MODE melhorado ao mesmo tempo que alavanca os seus recursos exclusivos.
Pneus Open Country "sustentáveis" para Dakar
60% materiais sustentáveis em veículo a hidrogénio
Toyo Tires em exposição no Tokyo Auto Salon
Gamas Proxes e Open Country em destaque
Toyo Tires recebe certificação SBT
Objetivo de redução de emissões Toyo Tires
Criada nova empresa de vendas e marketing
Reestruturação para desenvolvimento na Europa
Novo Outlander PHEV equipado com pneus Open Country
Toyo selecionada para modelo da Mitsubishi
Campeonatos SCORE Trophy Truck consecutivos
Alan Ampudia conquista o título de 2024
Vitória na classe Legends da Baja 1000 2024
Piloto de 71 anos, Gustavo Vildosola Sr, em 3.º
Pódio no campeonato NLS
Vencedores do NLS 2024 em 2.º na última ronda
Pneus Open Country na Baja 1000
Corrida decisiva do Campeonato