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Melhoria da tecnologia exclusiva de design de pneus

18 de julho de 2024

A Toyo Tire Corporation adotou um sistema de computação de alto desempenho de sétima geração*1 (HCP) para a sua plataforma exclusiva de design de pneus de alta precisão “T-MODE”, estabelecendo uma plataforma de desenvolvimento de produtos para o desenvolvimento rápido de pneus de alto desempenho.
*1)  Fabricado por Hewlett Packard Enterprise
 
A Toyo Tires posicionou os supercomputadores como um recurso essencial para o fabrico de pneus e tem vindo a atualizar constantemente as suas especificações desde a sua introdução há 40 anos. A fabricante de pneus, desenvolveu também, de forma independente, o software utilizado para a análise da estrutura dos pneus, simulando tanto a estrutura dos pneus como o comportamento do veículo para otimizar cientificamente os produtos de modo a responder à procura do mercado. Em 2019, a Toyo Tires incorporou a tecnologia de apoio ao design utilizando tecnologia IA na tecnologia de base de design de pneus convencional através de CAE*2, evoluindo-a para o novo “T-MODE”.
*2) Engenharia assistida por computador.
Atualmente, as inovações tecnológicas relacionadas com a mobilidade de próxima geração, tais como a utilização generalizada de veículos elétricos, a tecnologia de condução autónoma e as estratégias SDV*3, estão a progredir sucessivamente para a fase de implementação social. Os pneus para cada veículo deverão atingir rapidamente o desempenho e as funções que suportam esta evolução e, no futuro, será fundamental uma maior precisão e rapidez na conceção.
*3) Veículos Definidos por Software. Um veículo cujas funções de mobilidade podem ser atualizadas através da atualização do seu software.

Tirando partido da introdução do mais recente sistema HPC, a Toyo Tires otimizou ainda mais o atual software T-MODE, reduzindo o tempo de cálculo exigido pelos designers para menos de metade do que era necessário anteriormente. Além disso, espera-se que a acumulação acelerada de dados de simulação melhore a precisão da estimativa do “problema inverso” do modelo de aprendizagem avançada, que deduz especificações de design como a estrutura, a forma e o padrão do pneu a partir dos valores de desempenho. Isto melhorou e promoveu ainda mais o sistema de resposta da empresa para a implementação de tecnologias de próxima geração.

Ao aumentar significativamente o número de simulações realizadas em grande escala, como as previsões aerodinâmicas e as previsões das propriedades dos materiais, espera-se que em breve sejam fabricados produtos com excelente resistência ao rolamento e ao desgaste, que são requisitos essenciais de desempenho para os pneus de veículos elétricos. No desenvolvimento do pneu de grande diâmetro Open Country A/T III para carrinhas e SUVs elétricos, pneu este que já está à venda no mercado norte-americano desde fevereiro deste ano, a T-MODE promoveu ativamente a evolução de cada funcionalidade necessária para alcançar este objetivo.


Em linha com a rápida evolução da tecnologia digital que está a ser incorporada no processo de desenvolvimento automóvel, a Toyo Tires continuará a trabalhar para melhorar a precisão do design e o desenvolvimento de pneus, reduzindo os tempos de desenvolvimento e avançando na tecnologia de simulação, levando à criação de um ecossistema CAE avançado.

 

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