Notícias
Novo rótulo de pneus da UE a partir de maio de 2021
9 de março de 2021
O rótulo de pneus da UE é obrigatório na Europa desde 2012. Destina-se a ajudar os condutores a reconhecer características importantes de um pneu de uma forma rápida: fornece uma visão geral da resistência ao rolamento, da aderência em pavimento molhado e do ruído exterior de rolamento. A partir de 1 de maio de 2021 a União Europeia vai introduzir um rótulo revisto: com informações mais precisas e simplificadas, o novo rótulo fornece informações sobre a eficiência do pneu. A finalidade da nova regulamentação é a redução do consumo energético no transporte rodoviário em conformidade com o compromisso da UE para com a neutralidade climática.
Estas são as alterações mais importantes:
O novo rótulo tem uma aparência semelhante à já conhecida etiqueta energética da UE. De futuro, para além dos pneus para automóveis de passageiros (C1) e veículos comerciais ligeiros (C2), também os pneus de veículos comerciais pesados (C3) terão de possuir o rótulo. Tal como o rótulo de 2012, o novo rótulo fornece informações sobre as três categorias de resistência ao rolamento (consumo energético), aderência em pavimento molhado (distância de travagem em estradas com pavimento molhado) e ruído exterior do rolamento. A escala da resistência ao rolamento e da aderência em pavimento molhado foi revista: em vez de sete categorias com a classificação de A a G, o novo rótulo apresenta agora apenas as cinco classes de rotulagem de A a E. A escala das classes superiores A a C permanece inalterada. A classe D anteriormente não atribuída é agora utilizada e preenchida com a anterior E. As classes F e G anteriores constituem a nova classe E. Estas alterações simplificam a funcionalidade para os consumidores. A representação do ruído exterior do rolamento também foi alterada: as ondas sonoras no rótulo antigo são substituídas pelas letras A, B e C. Foram adicionados dois símbolos para a neve (3PMSF) e gelo para identificar os pneus com adaptabilidade ao inverno. Os consumidores podem transferir mais informações sobre as características do pneu a partir da base de dados sobre produtos oficial da UE (EPREL) através de um código QR. Na base de dados é possível encontrar Fichas de Informação do Produto (FIP), onde estão disponíveis todos os detalhes do rótulo do pneu e a data de início e de fim da produção do pneu. As informações são adicionadas na base de dados pela Toyo Tires e os outros fabricantes de pneus.
Pódio no campeonato NLS
Vencedores do NLS 2024 em 2.º na última ronda
Pneus Open Country na Baja 1000
Corrida decisiva do Campeonato
Estreias mundiais no SEMA 2024
26 carros conceito apresentados no Treadpass
Campeonato classe SP10 decidido antecipadamente na NLS 2024
Campeonato da classe SP10 decidido na NLS 2024
Vitória no Rally de Marrocos
Vitória da equipa nas classes Stock e Open Auro
A vitória da classe NLS de 2024 está em jogo
O campeão SP10 poderá ser decidido nesta ronda.
Pneus Proxes OE no novo Mazda CX-80
Pneus Proxes Sport equipados no novo SUV
Campeonatos All Japan BMX
Principal patrocinador 41.ª edição All Japan BMX
4.ª vitória consecutiva na Baja 400
Bryce Menzies e Toyo Tires conquistam a vitória